Foram iniciados os trabalhos de renovação estrutural do Túnel de Bagaúste, no concelho de Peso da Régua, que têm como objetivo assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança dessa obra de arte.
Com o objetivo de assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança das obras de arte, foram iniciados os trabalhos de renovação estrutural do Túnel de Bagaúste ao km 107,287, da Linha do Douro, no concelho de Peso da Régua.
A intervenção em curso, que decorre no âmbito do plano de manutenção de túneis ferroviários da IP para o ano de 2022, visa reparar patologias que poderiam evoluir para situações de insegurança/instabilidade estrutural com impactos na fiabilidade da exploração ferroviária.
A empreitada, com um investimento associado de 880 mil euros, foi adjudicada à empresa Scoplano-Engenharias Lda. e compreende, entre outros, os seguintes trabalhos:
- Lavagem e tratamento do betão e colocação de sistema de drenagem nos muros tímpano e de retorno das bocas de entrada e saída;
- Lavagem integral da estrutura interior do túnel, reparação do betão alterado, barramento e impermeabilização das zonas da estrutura em betão armado e colocação de drenagem vertical com encaminhamento para a plataforma;
- Estabilização das zonas de blocos do maciço natural através de um sistema de travamento composto por perfis metálicos de suporte.
A intervenção, com a duração de 240 dias, o desenvolvimento do projeto, bem como a gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos são da responsabilidade da IP.