Promoção de serviços de transporte mais eficientes e ambientalmente sustentáveis.
A Infraestruturas de Portugal vai dar início à empreitada de Modernização da via e catenária da Linha de Cascais.
A intervenção foi consignada, no dia 6 de dezembro, ao consórcio formado pelas empresas FERGRUPO – Construções Técnicas Ferroviárias, S.A. e Comsa, S.A., pelo valor de 31.590.000,00 €, e contempla a migração do atual sistema de eletrificação de 1,5 kV em corrente contínua para 25 kV em corrente alternada, com a substituição integral da catenária existente entre as Estações de Cais do Sodré (inclusive) e Cascais (exclusive).
Este investimento é desenvolvido no âmbito do projeto de Modernização da Linha de Cascais que a IP está a executar e é cofinanciado pelo POSEUR no âmbito do Portugal 2020.
Tendo como principais objetivos promover serviços de transporte mais eficientes e ambientalmente sustentáveis, o projeto envolve a realização de trabalhos ao nível de:
- Catenária e Via: Empreitada hoje consignada;
- Configuração das vias nas Estações de Algés, Oeiras, Carcavelos, São Pedro e Cascais, instalação da nova ligação nascente ao Parque de Material Circulante de Carcavelos, e instalação de novos desvios em plenas vias existentes (Santos, Belém e Santo Amaro): Empreitada hoje consignada;
- Construção de uma Subestação de Tração Elétrica (SST) em Sete Rios para a alimentação da Linha de Cascais: em curso;
- Sinalização Eletrónica - Instalação de um novo sistema de sinalização e de um sistema de controlo de velocidade do tipo European Train Control System (ETCS) de Nível 2: Empreitada em curso;
- Implementação de Sistemas de Videovigilância e Informação ao Público: Concursos em preparação;
- Beneficiação de Estações e Apeadeiros, intervenções em Passagens de Nível (PN) e nos atravessamentos de Nível em Estação/Apeadeiro: Concursos em preparação;
- Instalação de um feeder (cabo de alimentação) entre a SST de Sete Rios e a Linha de Cascais: Concursos em preparação.
No dia da consignação desta empreitada e de forma a assinalar a data marcante, realizou-se uma viagem de comboio entre Lisboa e Cascais para apresentação da intervenção de modernização da linha.
O programa incluiu uma viagem de comboio entre Cais do Sodré e Cascais, com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, do Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Gonçalves. Durante o percurso, foi feita uma breve explicação da empreitada e investimentos, pelo Vice-Presidente da IP, Carlos Fernandes, e pelo Presidente da CP, Pedro Moreira.
Já na Estação de Cascais, realizaram-se intervenções do Presidente da Câmara Carlos Carreiras e do Ministro Pedro Nuno Santos, seguidas de declarações à comunicação social.
A modernização integral da Linha de Cascais reveste-se de grande importância, cuja concretização, aliada à aquisição de novos comboios para os serviços suburbanos que a CP está a promover, irá reforçar e melhorar substancialmente a qualidade da oferta do transporte público ferroviário, potenciando o crescimento da procura por parte das populações da área Metropolitana de Lisboa servidas pela Linha de Cascais.
![Financiamento](/sites/default/files/inline-images/POSEUR_PT2020_FC_Bom%20%282%29.jpg)