Investimento de 12 milhões de euros promovido no âmbito do PRR.
No início de dezembro foi lançado o concurso público para a execução da empreitada de construção da Via do Tâmega - Variante à EN210 em Celorico de Basto, no distrito de Braga.
Com um preço base de 12 milhões de euros, este investimento é desenvolvido no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – Acessibilidades Rodoviárias a Áreas de Acolhimento Empresarial, financiado pela União Europeia.
O lanço a construir faz parte integrante da designada Via do Tâmega e inicia-se na EN210 perto da localidade do Corgo, desenvolvendo-se genericamente no sentido Norte-Sul, até à rotunda de Lordelo, construída aquando da ligação a Mondim de Basto (2020), numa extensão de 3,282 km.
As ligações à rede viária atual serão garantidas com a construção de três rotundas:
- ao quilómetro 9,200 da EN210 para a ligação ao Corgo e Canedo de Basto;
- ao quilómetro 127,200 da EN304 para a ligação a Fermil e Veade;
- em Lordelo para ligação a Celorico e a Mondim de Basto.
Serão ainda construídos dois viadutos, a Ponte sobre o Rio Veade, duas passagens agrícolas, uma passagem inferior e uma superior.
A conclusão deste lanço vai contribuir para que o tráfego pesado deixe de circular nas estradas nacionais (EN210 e EN304), e que deixe de atravessar o centro urbano de Fermil de Basto, reduzindo assim os impactes ambientais negativos por eles produzidos, melhorando a qualidade de vida das populações e a mobilidade urbana.
Projetos do PRR a cargo da IP em fase adiantada de desenvolvimento
O investimento na Via do Tâmega - Variante à EN210 é uma das 8 empreitadas promovidas no âmbito do PRR em fase de concurso ou contratação.
Além destas, 4 investimentos estão já em curso no terreno:
- EN14 - Maia (Via Diagonal) / Interface Rodoferroviário da Trofa;
- Variante à EN248 (Arruda dos Vinhos);
- IC35 - Penafiel/Rans;
- Ligação à Área Industrial de Fontiscos e Reformulação do Nó de Ermida (Santo Tirso).