Com a conclusão desta intervenção foram repostas as necessárias condições de segurança e a circulação rodoviária nesta via.
Foi concluída a empreitada de Reabilitação da Obra de Arte – Ponte e Sub-Obra, na EN6, em Cascais.
O Projeto foi elaborado pela firma ENAQUE, Engenharia e Arquitetura, Lda. e coordenado pela IP, tendo a empreitada sido adjudicada à empresa- H TECNIC – Construções, Lda, pelo prazo de 120 dias e um custo de aproximadamente 191.543,85 euros.
A presente empreitada teve por objetivo a reabilitação e reforço da Obra de Arte, dando garantias da sua durabilidade estrutural, prolongando a sua vida útil e reforçando a sua estabilidade, conferindo as necessárias condições de segurança e circulação rodoviária.
As soluções de reabilitação das obras de arte contemplaram as seguintes intervenções:
Ponte
- Picagem do betão de recobrimento numa espessura média de 5cm na totalidade dos elementos de betão armado seguida da substituição e/ou reforço das armaduras que apresentem perda de secção e aplicação nas armaduras de uma proteção inibidora de corrosão;
- Aplicação de betão projetado numa espessura média de 7cm nos elementos de betão armado tratados;
- Injeção e selagem de fenda e fissura existentes nos muros de avenida a jusante.
Sub-Obra
- Picagem das juntas nas alvenarias de pedra para remoção de argamassa existente e picagem do reboco existente;
- Tratamento de pedra no arco do 1º vão na qual se destacou uma parte superficial, através do preenchimento deste destacamento com um capeamento em pedra da mesma natureza das existentes;
- Preenchimento de orifícios resultantes do desprendimento de partes de pedras do arco do 2º vão, com pedras da mesma natureza com dimensões apropriadas, garantindo a adequada interligação com as pedras que delimitam os orifícios;
- Injeção e selagem das juntas de alvenaria de pedra com recurso a calda e argamassa de cal hidráulica;
O projeto de execução contemplou igualmente os seguintes trabalhos complementares à reabilitação:
- Preenchimento de cavidades resultantes do desprendimento da argamassa das juntas e de pedras de pequenas dimensões do muro de suporte situado a jusante do lado esquerdo com recurso a argamassa não retráctil;
- Aplicação de camada de impregnação sobre os blocos de pedra, de forma a criar uma barreira impermeabilizante e protetora na Ponte;
- Reconstrução dos muros a montante em alvenaria de pedra argamassada;
- Limpeza e regularização do leito das obras de arte, incluindo uma extensão de 10,00 m tanto a montante como a jusante;
- Revestimento do leito da obra de arte, com recurso a enrocamento argamassado com 0,30m de espessura, incluindo o preenchimento de fossos existentes no leito;
- Aplicação de pilaretes em aço Inox no local em que se removeu o guarda-corpos e nos limites da Sub-Obra;
- Execução de trabalhos de integração paisagística na plataforma situada sobre a Sub-Obra, incluindo a desmatação, limpeza do terreno, escavação para abertura de caixa, aplicação de calçadas e lancis e implantação de totem com informação histórica;
- Substituição do guarda-corpos jusante por novo em estrutura metálica conforme especificado nas peças desenhadas.
Condicionamentos
Os trabalhos de reabilitação e reforço foram executados pelo interior da Obra de Arte, no entanto o acesso ao estaleiro de obra foi efetuado através da EN6 do lado direito a montante da Ponte, com implementação da sinalização temporária com apoio dos dispositivos luminosos.
Com a conclusão desta intervenção foram repostas as necessárias condições de segurança e a circulação rodoviária nesta via.