O Banco Alimentar inicia amanhã, dia 6, a Campanha de recolha de alimentos, à qual a IP se associa, e que termina no dia 14 de maio.
É já neste fim de semana, de 6 e 7 de maio, que a recolha de alimentos volta aos hipers e supermercados com a colaboração de cerca de 40 mil voluntários/as espalhados por todo o país.
"Juntos, vamos alimentar a esperança” é o mote da Campanha que pretende sublinhar a importância da partilha por parte de cada pessoa, consoante a sua disponibilidade, para melhorar a vida de famílias com necessidades. Para manter viva a esperança dessas famílias, cujos pedidos de ajuda têm vindo a aumentar devido às crescentes dificuldades económicas e sociais, é suficiente um simples gesto de partilha de alimentos idênticos aos que cada um/a adquire para a sua própria casa.
A IP apoia permanentemente o Banco Alimentar Contra a Fome, através da cedência das suas instalações em Lisboa, Caldas da Rainha, Évora, Covilhã, e através da recolha de alimentos nos supermercados instalados nos espaços das Estações, com o apoio da IPP, nomeadamente na Estação de Sete Rios e em Stª Apolónia.
Participar é simples: basta aceitar um saco do Banco Alimentar e, nele, colocar bens alimentares de preferência produtos não perecíveis (como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, massas, etc.), entregando-o aos/às voluntários/as à saída.
Qualquer interessado pode, ainda, contribuir através da modalidade Ajuda Vale, com vales de produtos que estarão disponíveis até 14 de maio, nas caixas dos supermercados e via online. Desta forma, qualquer pessoa terá a oportunidade de contribuir, mesmo que não consiga deslocar-se aos pontos de recolha durante o fim de semana.
Os bens alimentares são depois encaminhados para os armazéns do Banco Alimentar de cada região, onde são pesados, separados e acondicionados para serem entregues às entidades beneficiárias. A distribuição começa de imediato, garantindo que tudo chega à mesa de quem precisa.
Os 21 Bancos Alimentares, em parceria com cerca de 2.600 instituições e entidades que atuam no terreno, distribuem diariamente bens alimentares a mais de 400 mil pessoas em Portugal.
Nesta Campanha, a IP apela a todos e todas para contribuir com um donativo em alimentos para ajudar quem mais precisa.