Alteração do condicionamento previsto para o mês de junho na Ponte Edgar Cardoso

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Conservação e Manutenção
Rodovia
  • Ponte Edgar Cardoso, na Figueira da Foz

Para a realização dos trabalhos previstos no âmbito da empreitada de reabilitação e reforço da Ponte sobre o rio Mondego, irá proceder-se a cortes de trânsito a partir do dia 25 de abril. 

No âmbito da empreitada de reabilitação e reforço da Ponte Edgar Cardoso sobre o rio Mondego, na Figueira da Foz, estavam previstos cortes de tráfego para o mês de junho, os quais não vão ser implementados.

Durante este mês apenas serão realizados trabalhos nos viadutos de acesso, pilares de transição e montagens de estruturas provisórias no tabuleiro da Ponte, que serão executados em período diurno, pelo que se mantém o condicionamento de uma via em cada sentido com limitação de velocidade.

Solicitamos a melhor compreensão pelo inconveniente que esta situação possa provocar.

 


Reabilitação e reforço da Ponte Edgar Cardoso


Esta empreitada envolve um investimento de 16,8 milhões de euros e um prazo de execução previsto de 21 meses. As intervenções consistem essencialmente na substituição integral do sistema de tirantes da ponte por um sistema de nova geração, bem como a beneficiação geral da obra, nomeadamente:

  • Proteção das superfícies de betão das torres;
  • Proteção anticorrosiva da estrutura metálica do tabuleiro da ponte;
  • Limpeza, decapagem e pintura dos guarda-corpos, incluindo reparação dos módulos danificados;
  • Substituição do revestimento existente nos passeios;
  • Substituição das juntas de dilatação;
  • Alteração do sistema de iluminação pública;
  • Limpeza, decapagem, metalização e pintura dos aparelhos de apoio metálicos, dispositivos de ancoragem do tabuleiro, desviadores e dispositivos antivibráticos do pré-esforço exterior e dos dispositivos dissipadores.

 


Sobre a Ponte


A Ponte da Figueira da Foz, projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, foi a primeira ponte rodoviária com o tabuleiro atirantado realizada em Portugal, tendo sido aberta ao tráfego em 1982. 

Esta travessia sobre o Rio Mondego, também conhecida como Ponte da Figueira da Foz, tem um desenvolvimento total de 1421 metros, distribuídos por encontro esquerdo (25m), Viaduto da margem esquerda (630 m), Ponte (405 m), Viaduto da margem direita (315 m) e Encontro direito (46 m). Trata-se de uma Ponte de Tirantes que está dividida em 3 tramos, possuindo os tramos extremos 90 m e o tramo central 225 m. O tabuleiro, misto de aço e de betão, é suportado por duas torres auto-estáveis, dois pilares de transição e seis pares de tirantes em cada torre com continuidade sobre estas.