No próximo dia 20 de julho, entre as 11h e as 17h, serão apresentados os resultados do projeto "Ferrovia 4.0", numa sessão pública de demonstração que decorrerá no Auditório Magno, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Neste evento final, além das sessões temáticas, serão apresentados protótipos demonstradores, que oferecem uma perspetiva única das soluções inteligentes e sustentáveis desenvolvidas, proporcionando uma experiência imersiva e envolvente.
Todos os interessados em participar estão convidados a marcar presença nesta Sessão de Encerramento, cuja agenda pode ser consultada no site do projeto.
O registo é gratuito, mas obrigatório até ao dia 17 de julho e pode ser feito aqui:
Projeto Ferrovia 4.0
Ao fim de três anos, está a terminar o Projeto Mobilizador Ferrovia 4.0, em que a Infraestruturas de Portugal participa.
O Projeto Mobilizador Ferrovia 4.0 é composto por um consórcio de 22 entidades nacionais pertencentes ao Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa, liderado pela EFACEC.
O projeto teve como objetivo o desenvolvimentos de componentes, ferramentas e sistemas, a serem testados em veículos e infraestruturas reais, visando aumentar a competitividade e qualidade do serviço de transporte ferroviário e orientados para:
- A sustentabilidade do sistema ferroviário – eficiência energética, economia circular, redução da pegada ambiental e atração de mais passageiros;
- A redução de custos operacionais e de manutenção – monitorização do sistema ferroviário, de modo a evitar falhas e períodos de inatividade e a otimizar o ciclo de vida dos equipamentos;
- A potenciação de sistemas de informação fiáveis de apoio à tomada de decisão na gestão de ativos – integração de diferentes fontes de dados do material circulante e da infraestrutura;
- A segurança da circulação – monitorização das condições de segurança das infraestruturas e do material circulante, através de sistemas de alerta para desencadear medidas de proteção/intervenção.
Este evento final marca o culminar de todo o trabalho realizado no âmbito do projeto, onde serão partilhados os resultados e conquistas obtidas no caminho trilhado em direção a uma ferrovia mais inteligente, sustentável e tecnologicamente avançada.
Financiamento Comunitário