No Mês Europeu da Diversidade, e no âmbito do Programa "Engenheiras Por Um Dia", a IP participou no dia 22 de maio nos "STEM LABS: Laboratórios de Engenharia e Tecnologia".
Marcaram presença neste evento, que decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo, o Secretário de Estado da Modernização e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Transição Digital e Inovação, Ricardo Rego.
A IP fez uma demonstração da utilização de Drones na Construção, Operação, Manutenção e Fiscalização da Rede Rodoviária aos estudantes presentes no evento.
A aplicação de VANTS (Drones) é utilizada no suporte a atividades relacionadas com a Operação e Manutenção, através de um conjunto de missões que tem vindo a permitir, de uma forma, económica, funcional e mais expedita, entender, avaliar e caracterizar a realidade territorial existente, apoiando atividades de construção, operação, manutenção e fiscalização da rede rodoviária nas áreas de jurisdição e áreas adjacentes, com recurso a captura de imagens áreas e registos de vídeo. As capturas de imagens métricas ocorrem (banda do Visível – RGB) com uma câmara fotográfica (sensor) de 35 mm. As imagens capturadas são, também, objeto de tratamento com recurso a softwares específicos e a sistemas de informação geográfica, sendo disponibilizada informação explicita, no tempo e espaço, nas diversas áreas de atuação da IP.
Durante o dia, os estudantes puderam conhecer e explorar as áreas de inovação e tecnologia, nomeadamente a sua aplicação nesta área de engenharia da IP.
Esta iniciativa, procura consciencializar a participação das raparigas nas oportunidades de carreiras em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Informática. Participaram cerca de 250 estudantes do ensino secundário e profissional, num evento que juntou escolas, empresas e instituições do ensino superior, com a apresentação e realização de atividades práticas nas várias áreas da Engenharia e Tecnologia.
Mês Europeu da Diversidade
A IP enquanto signatária da Carta Portuguesa para a Diversidade - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, associa-se ao Mês Europeu da Diversidade, assumindo nos seus compromissos a valorização e otimização do potencial da diversidade das pessoas que consigo colaboram e de futuros colaboradores/as, seguindo as recomendações e esforços da Comissão Europeia.
Em 2024, o Mês Europeu da Diversidade destaca o poder das diferenças na criação de um local de trabalho moderno e com visão de futuro, em que a adoção da diversidade não é apenas uma escolha, mas uma necessidade estratégica.
Helena Dalli, Comissária Europeia responsável pela Igualdade, afirma que são "Milhares de empresas e organizações sediadas na UE, em diferentes setores e de diferentes dimensões, estão a reforçar ativamente a inclusão e a pertença nos seus locais de trabalho. Contribuem assim para uma União da Igualdade, onde cada pessoa é valorizada e apreciada pelo que é. As políticas de diversidade e de inclusão no local de trabalho podem também ajudar as organizações, os empregadores e os/as colaboradores/as a aproveitar as oportunidades apresentadas por um mundo laboral em evolução, impulsionado pelas transições demográfica, ecológica e tecnológica."