Este investimento da Infraestruturas de Portugal, no âmbito do PRR, pretende melhorar as condições de mobilidade e de segurança, bem como reduzir o tempo de percurso, principalmente de veículos pesados, ao referido parque empresarial.
Foi publicado em Diário da Républica o concurso público para a empreitada da EN229–IP5/Parque Empresarial do Mundão, intervenção no âmbito do "Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)", na vertente das Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) – Acessibilidades Rodoviárias.
Com um investimento estimado de 11,6 milhões de euros, e um prazo de execução de 420 dias, esta intervenção pretende criar uma nova ligação entre a A25/IP5 e a EN 229, na Zona Empresarial do Mundão, complementando a empreitada para a “Eliminação de constrangimentos na EN229 Viseu/Sátão”, também integrada no PRR, já com contrato de empreitada assinado.
A empreitada consiste na construção de um troço com uma extensão de cinco quilómetros, que se inicia num novo Nó de ligação ao antigo IP5 - aproximadamente ao km 95,500 - e termina na atual rotunda existente ao km 70, da EN229, atravessando as freguesias de Rio de Loba, Santos Evos, Mundão e Cavernães, no concelho e distrito de Viseu. O novo troço a construir pretende melhorar as condições de mobilidade e de segurança, reduzindo o tempo de percurso, principalmente de veículos pesados, ao referido parque empresarial.
Este investimento contribuirá para a efetiva promoção das acessibilidades rodoviárias, com o objetivo de diminuir os custos de contexto e aumentar a competitividade da região onde se insere, bem como das empresas que neles se fixem.
Esta empreitada destaca-se de um conjunto de oito obras já lançadas no âmbito do PRR, que correspondem a um investimento de cerca de 75 milhões de euros. Até à data a Infraestruturas de Portugal já assinou os três contratos de financiamento com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, num total de 394,8 M€.