Foi hoje consignada a empreitada de Via e Catenária entre Évora e Elvas/fronteira, bem como de construção do subtroço entre Évora e Évora Norte, que integrará o Corredor Internacional Sul, criado no âmbito do programa de investimentos na expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020.
Numa cerimónia realizada ao início da tarde na sede da Infraestruturas de Portugal (IP), foi assinado o auto de consignação da obra adjudicada ao consórcio Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A., Teixeira Duarte – Engenharia e Construções S.A., MOTA-ENGIL, Engenharia e Construção, S.A. e MOTA-ENGIL Railway Engineering, S.A., pelo valor de 86.989.263,98 euros e um prazo de execução de 935 dias.
O subtroço Évora – Évora Norte integra o traçado da nova Linha de Évora, com cerca de 100 quilómetros de extensão, dos quais 90 quilómetros são totalmente novos, entre esta cidade e a Linha do Leste. Um empreendimento que com o início desta empreitada está integralmente em execução no terreno.
A empreitada consiste na construção das superestruturas de via e catenária entre Évora e Elvas/Fronteira, e construção civil - obra geral - do subtroço Évora - Évora Norte, na nova Linha de Évora, incluindo os seguintes trabalhos:
Troço Évora – Évora Norte
- Construção de um novo canal ferroviário, em variante à Linha de Évora, entre Évora (exclusive) e o quilómetro 121;
- Modernização do atual traçado da Linha de Évora, entre o quilómetro 121 e Évora Norte;
- Construção das instalações fixas de tração elétrica necessárias à eletrificação;
- Construção das pontes ferroviárias de Xarrama, Degebe e Vale Figueira;
- Construção de passagens desniveladas rodoviárias;
- Instalação de infraestruturas necessárias à sinalização eletrónica, telecomunicações e GSM-R;
- Instalação de torres/sites de GSM-R;
- Instalação do sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção.
Troço Évora – Elvas/Fronteira
- Assentamento da superestrutura de via-férrea (balastro, travessas, carril, AMV), em via única, bitola ibérica (1668) entre Évora (exclusive) e a Linha do Leste, incluindo a designada Concordância de Elvas;
- Assentamento da superestrutura de IFTE, entre Évora (exclusive), Elvas e a fronteira com Espanha, incluindo a designada Concordância de Elvas;
- Construção de três estações técnicas.
O novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, na ligação com a fronteira, foi criado numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias a Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T) e da ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa, assegurando desde logo uma ligação de passageiros.
Serão igualmente criadas as condições para a compatibilidade técnica e operacional na ligação aos troços adjacentes, e o cumprimento das disposições técnicas de interoperabilidade.
Corredor Internacional Sul
Os principais objetivos do Corredor Internacional Sul são:
- Reduzir o tempo de trajeto, em consequência da utilização de comboios de tração elétrica entre Sines e Caia;
- Aumentar a eficiência e atratividade do transporte ferroviário de mercadorias, ao permitir a circulação de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento;
- Otimizar a capacidade de carga das locomotivas em tração simples, através da otimização do perfil longitudinal do novo traçado;
- Aumento da segurança e da fiabilidade da exploração ferroviária, em resultado da instalação de novo sistema de sinalização e telecomunicações, bem como da automatização e supressão de Passagens de Nível;
- No futuro permitir a instalação de bitola UIC, quando a rede espanhola mudar da bitola ibérica para a bitola europeia.
O presente contrato será parcialmente objeto de apoio da União Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF), ao abrigo de contrato de cofinanciamento com uma taxa cobertura de 76,43%.