Novo Parque de Estacionamento da Estação de Aveiro

Ecopistas
Ferrovia
Investimentos
Património
Requalificação do Património
Rodovia
  • Créditos fotográficos: CM de Aveiro
  • Créditos fotográficos: CM de Aveiro
  • Créditos fotográficos: CM de Aveiro

O novo parque de estacionamento a nascente da Estação de Aveiro e junto ao Terminal Rodoviário tem capacidade para 275 veículos ligeiros, 12 lugares para autocaravanas e seis lugares para utilizadores com mobilidade reduzida, estando preparado para a instalação de carregadores elétricos de automóveis.

A zona de caravanismo está equipada com uma área de serviço que permitirá o depósito de águas sujas e o reabastecimento de água potável.

Com um investimento de 535.300 euros a cargo da Câmara Municipal de Aveiro, o novo parque é gratuito e está dotado das melhores condições de conforto, mobilidade e segurança, contribuindo também para a utilização de modos suaves de mobilidade em estreita relação com a bicicleta e os mais próximos eixos cicláveis.

Nas proximidades será instalada uma estação BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro). A sua “alameda pedonal” central vai permitir dar seguimento à zona verde que será construída a nascente, integrada na expansão urbanística prevista.

No âmbito do Aveiro Tech City está em desenvolvimento a instalação de sensores de estacionamento e sistema de orientação de tráfego com indicação de lugares livres, no novo parque de estacionamento. Os dados de ocupação do parque são agregados em “gateways” e transmitidos através da rede de telecomunicações do Aveiro Tech City Living Lab, sendo encaminhados para a plataforma urbana de dados de Aveiro.

O parque tem uma estrutura arbórea distribuída por toda a sua área, com cerca de 80 árvores.