A execução dos trabalhos permitirá uma melhoria significativa das condições de circulação, níveis de serviço e de segurança dos utentes.
No âmbito do Contrato de Subconcessão do Baixo Tejo, adjudicado à AEBT – Autoestrada do Baixo Tejo, S.A, será promovido o alargamento do lanço da A33 – Coina / Montijo (IP1), com vista a melhorar as condições de circulação e níveis de serviço do lanço cujo TMDA já ultrapassou os 35.000 veículos.
A empreitada, adjudicada à empresa Alves Ribeiro, tem uma extensão de cerca de 14,5 km, entre os pontos quilométricos 21+750 e 36+260, e teve início no dia 16 de maio de 2022, tendo uma duração prevista de 24 meses.
O lanço da A33 – Coina / Montijo passará a ter um perfil transversal de 2 x 3 vias, estando também prevista uma intervenção (alargamento) na ligação do Nó da Moita à rede viária local - EN 379-2 até à rotunda existente.
Os trabalhos decorrerão de segunda-feira a domingo, em horário noturno, prevendo-se a implementação de cortes de vias e/ou basculamento de tráfego em período diurno com supressão de via.
A execução dos trabalhos provocará, inevitavelmente, alguma perturbação no funcionamento da A33, em particular no lanço em causa, e incómodos aos utentes da rede viária envolvente, por exemplo no nó de ligação da A12/A33, perturbações estas que serão claramente compensadas pela melhoria das condições de circulação e segurança dos utentes que procuram a referida via.
Os eventuais interessados poderão obter informação ou esclarecimentos sobre esta empreitada através do Número de Assistência e Informação disponibilizado para o efeito – 210 730 300.
Ainda no âmbito desta subconcessão está em curso o estudo para o aumento do número de vias do IC20 – Via Rápida da Caparica entre o Nó com a A2 e o Nó de Casas Velhas, que inclui a execução de um novo ramo de acesso do IC20 para a A2, sentido Costa da Caparica para Lisboa.