Âmbito da Intervenção
A EN14 entre a Maia, Via Diagonal, e a Interface Rodoferroviária da Trofa configura a segunda das duas fases de construção do lanço da Variante à EN14 entre Maia e Trofa.
O lanço entre Maia e Trofa apresenta uma extensão total de 11,7 km, e a presente empreitada, consignada a 31 de março de 2022, diz respeito ao Trecho 2, com cerca de 10 km, entre Maia (Via Diagonal) e Trofa (Interface Rodoferroviária).
O traçado em apreço apresenta uma extensão total de 10 km, um perfil transversal tipo 1x1 vias (1.5 + 7.0 + 1.5), iniciando-se no Nó com a Via Diagonal, construído na primeira fase, terminando na Rotunda da Interface Rodoferroviária da Trofa, existente.
As três ligações à rede viária local são do tipo rotunda, nas seguintes localizações:
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Interseção 4.1 com a EN318 nas proximidades das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça;
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Interseção 8.1 com a atual EN14 na localidade de Lantemil;
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Interseção 11.1 com a Interface Rodoferroviária da Trofa (existente), que irá permitir a ligação da Variante à EN14 à Interface Rodoferroviária da Trofa e a futura continuidade para Norte.
No que respeita a Obras de Arte correntes, foram construídas duas Passagens Superiores, uma delas pedonal, e duas Passagens Agrícolas.
Relativamente a Obras de Arte especiais foram construídos quatro viadutos e uma ponte, o Viaduto sobre a Ribeira do Arquinho (374 m), o Viaduto de Vilares (264 m), o Viaduto das Covas (180 m), a Ponte sobre o Rio Trofa (750 m) e o Viaduto sobre o Vale de S. Roque (472 m).
Foram também construídos sete restabelecimentos de vias municipais, preconizando-se, na maioria dos casos, a melhoria das suas características, nomeadamente em termos de perfil transversal.
Os nós, e respetivas rotundas associadas, foram dotados de iluminação.
A execução da empreitada interferiu com redes de infraestruturas existentes, nomeadamente de drenagem de residuais, abastecimento de água, eletricidade e iluminação pública, telecomunicações e gás.
Benefícios
Os benefícios alcançados com a concretização das duas fases deste Projeto são os seguintes:
- Melhoria da fluidez do tráfego / redução do congestionamento;
- Reforço da segurança rodoviária;
- Reforço da coesão económica e social no território nacional.