Linha da Beira Alta, Troço Celorico da Beira - Guarda
Corredor Internacional Norte
Ferrovia 2020
  • Trabalhos na Linha da Beira Alta, Troço Celorico da Beira - Guarda
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Localização
Concelhos abrangidos:
Celorico da Beira, Trancoso, Pinhel e Guarda
Extensão
O troço da Linha da Beira Alta, entre Celorico da Beira e a Guarda, apresenta uma extensão de 46 km (Pk 163,400 ao Pk 209,425).

Âmbito da Intervenção

A empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta, entre Celorico da Beira e a Guarda, compreende a execução dos seguintes trabalhos:

  • via férrea;

  • terraplenagem;

  • drenagem; 

  • obras de arte especiais – pontes e viadutos;

  • obras de arte correntes – passagens superiores e passagens inferiores;

  • restabelecimentos e caminhos paralelos;

  • estruturas de contenção;

  • estações e apeadeiros;

  • instalações fixas de tração elétrica;

  • infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações;

  • RCT+TP;

  • serviços afetados;

  • medidas de minimização.

Esta intervenção permitirá a substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, bem como, a alteração do layout das estações de Celorico da Beira, Pinhel e Guarda, assegurando o cruzamento de comboios de 750 m de comprimento e a otimização das condições de exploração.

Serão remodeladas estações, apeadeiros, incluindo o alteamento, alargamento e o prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades. Prevê-se a supressão das passagens de nível de Celorico Gare e de Baraçal, aos km 168,135 e 173,173, respetivamente, com a construção de desnivelamentos.

Esta também prevista, a construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações, assim como, a adaptação das instalações fixas de tração elétrica e implementação de RCT+TP.

Benefícios

A conclusão da modernização da Linha da Beira Alta irá permitir os seguintes benefícios:

  • Reforço da segurança;
  • Aumento da fiabilidade da exploração ferroviária;
  • Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
  • Redução da sinistralidade e de congestionamento;
  • Redução do tempo de viagem;
  • Redução de emissões GEE;
  • Melhoria da mobilidade;
  • Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
  • Reforço das ligações com a Europa;
  • Redução de custos OPEX;
  • Promoção do aumento da quota ferroviária;
  • Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m.

Financiamento Comunitário

UE