A empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta, entre Mangualde e Celorico da Beira, compreende a execução dos seguintes trabalhos:
- Via férrea;
- Terraplenagem;
- Drenagem;
- Obras de arte especiais – pontes e viadutos;
- Obras de arte correntes – passagens superiores e passagens inferiores;
- Restabelecimentos e caminhos paralelos;
- Estruturas de contenção;
- Estações e apeadeiros;
- Instalações fixas de tração elétrica;
- Infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações;
- RCT+TP;
- Serviços afetados;
- Medidas de minimização.
Esta intervenção permitirá a substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, bem como, a alteração do layout das estações de Gouveia e Fornos de Algodres, assegurando o cruzamento de comboios de 750 m de comprimento e a otimização das condições de exploração.
Serão remodeladas estações, apeadeiros, incluindo o alteamento, alargamento e o prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades. Prevê-se a supressão da passagem de nível de Gouveia, localizada ao km 144,042 e a respetiva construção do desnivelamento.
Está também prevista, a construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações, assim como, a adaptação das instalações fixas de tração elétrica e implementação de RCT+TP.
A conclusão da modernização da Linha da Beira Alta tem como benefícios:
- Reforço da segurança;
- Aumento da fiabilidade da exploração ferroviária;
- Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
- Redução da sinistralidade e de congestionamento;
- Redução do tempo de viagem;
- Redução de emissões GEE;
- Melhoria da mobilidade;
- Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
- Reforço das ligações com a Europa;
- Redução de custos OPEX;
- Promoção do aumento da quota ferroviária;
- Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m.