Linha da Beira Alta, Troço Santa Comba Dão - Mangualde
Corredor Internacional Norte
Ferrovia 2020
  • Obras na Linha da Beira Alta, Troço Santa Comba Dão - Mangualde - Foto 2
  • Obras na Linha da Beira Alta, Troço Santa Comba Dão - Mangualde - Foto 1
  • Mapa
Localização
Concelhos abrangidos:
Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Nelas e Mangualde
Extensão
O troço da Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Mangualde, apresenta uma extensão de 45 km (Pk 84,850 ao Pk 129,790).

Âmbito da Intervenção

A empreitada de Modernização do troço da Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Mangualde, compreende a execução dos seguintes trabalhos:

  • via férrea;

  • terraplenagem;

  • drenagem;

  • obras de arte especiais – pontes e viadutos;

  • obras de arte correntes – passagens superiores e passagens inferiores;

  • restabelecimentos e caminhos paralelos;

  • estruturas de contenção;

  • estações e apeadeiros;

  • instalações fixas de tração elétrica;

  • infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações;

  • RCT+TP;

  • serviços afetados;

  • medidas de minimização.

Esta intervenção permitirá a substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, bem como, a alteração do layout das estações de Santa Comba Dão, Oliveirinha e Nelas, assegurando o cruzamento de comboios de 750 m de comprimento e a otimização das condições de exploração.

Serão remodeladas estações, apeadeiros, incluindo o alteamento, alargamento e o prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades. Prevê-se a supressão da passagem de nível de Moimenta - Alcafache, localizada ao km 123,870 e construção do desnivelamento.

Esta também prevista, a construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações, assim como, a adaptação das instalações fixas de tração elétrica e implementação de RCT+TP.

Benefícios

A conclusão da modernização da Linha da Beira Alta irá permitir os seguintes benefícios:

  • Reforço da segurança;
  • Aumento da fiabilidade da exploração ferroviária;
  • Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
  • Redução da sinistralidade e de congestionamento;
  • Redução do tempo de viagem;
  • Redução de emissões GEE;
  • Melhoria da mobilidade;
  • Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
  • Reforço das ligações com a Europa;
  • Redução de custos OPEX;
  • Promoção do aumento da quota ferroviária;
  • Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m.

Financiamento Comunitário

UE