Linha do Norte, Troço Espinho - Vila Nova De Gaia
Corredor Norte Sul
Ferrovia 2020
  • Mapa
Localização
Concelhos abrangidos:
Espinho e Vila Nova de Gaia
Extensão
A extensão do troço Espinho – Vila Nova de Gaia da Linha do Norte, do Pk 318+600 ao Pk 332+780 (14 km).

Âmbito da Intervenção

 

A empreitada de Modernização do troço da Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia, compreende a execução dos seguintes trabalhos:

  • Substituição integral da superestrutura da via;

  • Saneamento/tratamento da substrutura da via em zonas pontuais;

  • Estabilização/Tratamento de taludes;

  • Trabalhos de alteração de PH;

  • Alteração dos layout das estações de Granja e Vila Nova de Gaia;

  • Implantação de duas novas diagonais de contravia entre Miramar e Francelos;

  • Implantação de 2 vias de resguardo, com 750 m de comprimento útil, para resguardo de comboios de mercadorias, a norte do Apeadeiro de Francelos;

  • Substituição integral do sistema de catenária por Tipo LP12, entre o Km 318,600 e o Km 327,000 (fim da zona das vias de resguardo a norte de Francelos);

  • Renovação integral dos postos de catenária;

  • Adaptação da Catenária, na Estação de Vila Nova de Gaia, resultante das intervenções/alterações ao nível da via férrea, nomeadamente inserção/substituição de AMV e eventual ripagem de vias férreas;

  • Catenária na restante extensão deste trecho de via;

  • Implementação do sistema de RCT+TP;

  • Construção de quatro Passagens Inferiores Rodoviárias (PK 315+480, 320+968, 323+845, 324+560);

  • Construção de quatro Passagens Inferiores de Transporte Ligeiro (PK 319+902, 325+252, 326+546, 331+754)

  • Construção de cinco Passagens Inferiores de Peões (PK 318+971, 322+763, 326+060, 327+675, 332+321);

  • Construção de quatro Passagens Superiores de Peões (PK 315+971, 320+434, 321+709, 329+234);

  • Substituição do tabuleiro da PIR ao PK 332+531;

  • Execução de caminhos de ligação, para supressão de PN pedonais;

  • Vedação do canal ferroviário.

No âmbito deste investimento foi já instalado e colocado em serviço o sistema de sinalização eletrónica entre Esmoriz e Gaia e sua integração no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto, o sistema de controlo automático de velocidade e os sistemas de telecomunicações.

Benefícios

 

A conclusão da modernização deste troço irá permitir o aumento da segurança e flexibilidade da exploração, o aumento de capacidade para o tráfego de mercadorias (circulação de composições com 750m), a redução do tempo de percurso dos serviços de Longo Curso, a renovação do ciclo de vida da infraestrutura e a redução anual do OPEX da IP.

Financiamento Comunitário

FC