Linha do Norte, Troço Ovar - Espinho
Corredor Norte Sul
Ferrovia 2020
  • Mapa
Localização
Concelhos abrangidos:
Ovar e Espinho
Extensão
A extensão do troço Ovar - Espinho da Linha do Norte, do Pk 296+600 ao Pk 315+308 (19 km).

Âmbito da Intervenção

 

A empreitada de Modernização do troço da Linha do Norte entre Ovar e Espinho, compreende a execução dos seguintes trabalhos:

  • Substituição integral da superestrutura da via;

  • Saneamento/tratamento da substrutura da via em zonas pontuais;

  • Estabilização/Tratamento de taludes;

  • Trabalhos de alteração de PH e pontões metálicos;

  • Alteração do layout das estações de Ovar e de Esmoriz;

  • Implantação de duas novas diagonais de contravia a norte de Ovar;

  • Construção de novos cais de passageiros em estações e apeadeiros;

  • Implantação de 2 vias de resguardo, com 750 m de comprimento útil, para resguardo de comboios de mercadorias, a norte da estação de Ovar;

  • Substituição integral do sistema de catenária, entre o Km ~305,000 e o Km ~307,000 (zona das vias de resguardo a norte de Ovar);

  • Adaptação da Catenária, nas Estações de Ovar e de Esmoriz, resultante das intervenções/alterações ao nível da via férrea, nomeadamente inserção/substituição de AMV e eventual ripagem de vias férreas;

  • Catenária na restante extensão deste trecho de via;

  • Renovação integral dos postos de catenária;

  • Implementação do sistema de retorno de corrente de tração, terras e proteções (RCT+TP);

  • Construção de passagens desniveladas rodoviárias e pedonais, incluindo restabelecimentos de acesso, para supressão de passagens de nível (PN):

    • Duas Passagens Inferiores Rodoviárias (Ovar - Pk 301,141 e Silvalde - Pk 314,943);

    • Uma Passagem Superior Rodoviária em Paramos (Pk 313,266);

    • Seis Passagens Superiores de Peões, no Apeadeiro de Válega (Pk 296,973), Apeadeiro de Carvalheira- Maceda (Pk 307,544), Apeadeiro de Cortegaça (Pk 309,376), na Estação de Esmoriz (Pk 311,892) e na Estação de Ovar (norte ao Pk 300,732 e sul ao Pk 300,581).

  • Execução de caminhos de ligação para supressão de PN pedonais;

  • Vedação do canal ferroviário.

No âmbito deste investimento encontra-se ainda a decorrer a implementação de sistema de sinalização eletrónica e sua integração no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto, sistema de controlo automático de velocidade e sistemas de telecomunicações.

Benefícios

A conclusão da modernização deste troço irá permitir o aumento da segurança e flexibilidade da exploração, o aumento de capacidade para o tráfego de mercadorias (circulação de composições com 750m), a redução do tempo de percurso dos serviços de Longo Curso, a renovação do ciclo de vida da infraestrutura e a redução anual do OPEX da IP.

Financiamento Comunitário

FC