A Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FCH JU), agência da Comissão Europeia dedicada à promoção do desenvolvimento do hidrogénio e das células de combustível, selecionou a proposta FCH2RAIL para iniciar as negociações do acordo de subvenção da União Europeia no valor de 10 M€.
O projeto FCH2RAIL permitirá o desenvolvimento de um veículo protótipo ferroviário movido a hidrogénio, com financiamento significativo de fundos europeus através do programa H2020. A participação da Infraestruturas de Portugal (IP) acontecerá essencialmente na fase de testes, através da disponibilização da infraestrutura ferroviária para o efeito.
Este projeto irá abranger, nas suas diferentes fases, tanto a conceção e construção de um veículo protótipo inovador, como os testes necessários à sua validação e aprovação. O objetivo é alcançar um veículo com zero emissões e desempenho operacional competitivo com os atuais comboios movidos a diesel, tanto em veículos novos como em reabilitados.
O consórcio escolhido é formado pelas empresas IP, CAF, DLR, RENFE, TOYOTA MOTOR EUROPE, ADIF, CNH2 e FAIVELEY Stemmann Technik, prevendo-se o início do projeto em janeiro de 2021.
O projeto, que conta com a participação de empresas de quatro países europeus (Espanha, Bélgica, Alemanha e Portugal), terá uma duração de cerca de quatro anos e terá um orçamento superior a 14 milhões de euros, dos quais aproximadamente 70% serão apoiados com a ajuda de fundos europeus.
Financiamento
Este projeto recebeu financiamento da Fuel Cells and Hydrogen 2 Joint Undertaking (now Clean Hydrogen Partnership) ao abrigo do Acordo de Subvenção n.º 101006633. Esta Entidade recebe apoio do programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, da Hydrogen Europe e da Hydrogen Europe Research.