De acordo com o plano de manutenção de túneis ferroviários da Infraestruturas de Portugal (IP) para o ano de 2021, foram adjudicados trabalhos de reforço estrutural e estabilização das bocas dos túneis de Vargelas e Fontaínhas I, respetivamente ao km 153,702 e 166,822 da Linha do Douro, nos concelhos de São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa. Pretende-se assegurar a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança das obras de arte.
O Túnel de Vargelas, com um comprimento de 365 metros, e o Túnel de Fontainhas I, com 161 metros, foram construídos antes de 1887, sendo ambos revestidos por alvenaria.
Nesta empreitada serão realizados, entre outros, os seguintes trabalhos:
- Execução de pregagens e colocação de sistema de drenagem nos muros tímpano e de retorno das bocas de entrada e saída;
- Reparação de fissuras e blocos partidos, tratamento dos elementos salientes, alegramento e refechamento de juntas e tratamento das zonas com erosão profunda na alvenaria;
- Reforço de zonas deformadas com painéis em betão armado moldado e painéis em betão projetado, com pregagens.
Esta intervenção terá um investimento de 934 mil euros e a duração de 240 dias, com os trabalhos a serem desenvolvidos sem criar constrangimentos ao transporte ferroviário de passageiros. A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da IP.
Túneis na Rede Ferroviária Nacional
Da rede ferroviária nacional fazem parte 124 túneis, sendo que destes 90% são centenários, permanecendo ao serviço sem limitações graças aos trabalhos realizados no que concerne à sua preservação e manutenção.