Reabilitação e reforço sísmico do Viaduto Duarte Pacheco

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  • Vista geral Viaduto Duarte Pacheco
  • Imagem histórica - Viaduto Duarte Pacheco
  • Construção do Viaduto Duarte Pacheco
  • Construção do Viaduto Duarte Pacheco

Investimento de 6,9 milhões de euros no reforço da segurança e mobilidade. 

Foi consignada a empreitada de reabilitação e reforço sísmico do Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa.

A assinatura do auto de consignação, realizada a 31 de agosto, marca o início da obra, que tem um prazo de execução de 525 dias e envolve um investimento de perto de 6,9 milhões de euros.

A intervenção tem como objetivo melhorar a condição estrutural do Viaduto Duarte Pacheco, através da implementação do reforço sísmico, a reparação localizada da estrutura, a reabilitação geral das pilastras do P2 e P3, a repavimentação da plataforma rodoviária e a aplicação de proteção geral das superfícies de betão e dos elementos metálicos.

No decorrer da empreitada, de modo a garantir a boa execução da obra e a segurança de pessoas e bens, será necessário implementar condicionamentos à circulação rodoviária. A calendarização e configuração dos constrangimentos serão previamente divulgados pela IP em data próxima à sua implementação.

Trata-se de um investimento da Infraestruturas de Portugal na beneficiação do estado de conservação e reforço da durabilidade estrutural, promovendo a melhoria dos níveis de conforto, mobilidade e segurança rodoviária dos milhares de automobilistas que diariamente circulam sobre o Viaduto Duarte Pacheco e também de todos, automobilistas e utilizadores do caminho de ferro, que cruzam sob esta emblemática infraestrutura da cidade de Lisboa.

 


Viaduto Duarte Pacheco


Inaugurado em 28 de maio de 1944, o Viaduto Duarte Pacheco tem 355,10m de desenvolvimento entre eixos dos encontros.
 
A estrutura, integralmente realizada em betão armado, divide-se em 5 partes:

  • Duas passagens superiores em arco (arcos laterais), uma sobre a linha de caminho de ferro e outra sobre a Avenida do Parque Florestal de Monsanto. 
  • Dois viadutos com uma extensão de 85,80m entre eixos.
  • Uma passagem superior central (arco central) sobre a Avenida de Ceuta.