Os trabalhos realizados garantem a reposição das condições de segurança da via, potenciando a sua durabilidade e funcionalidade. O investimento foi de cerca de 150 mil euros.
Foi finalizada a empreitada de reabilitação de muro de suporte ao aterro, ao km 46+500 da EN9, no concelho de Mafra, garantindo-se desta forma a reposição das condições de segurança da via, potenciando a sua durabilidade e funcionalidade.
A intervenção desenvolveu-se a sul da localidade de Picanceira, freguesia de Santo Isidoro, tendo sido realizados os seguintes trabalhos:
- levantamento da implantação da geometria e cotas da Passagem Hidráulica (PH), bem como a limpeza da mesma;
- execução e selagem de microestacas;
- demolição do muro de alvenaria existente e reperfilamento provisório do talude de aterro;
- execução do muro em betão armado;
- execução do aterro e terraplenagem de regularização no tardoz do muro em betão armado até à cota do leito de pavimento;
- execução, em toda a extensão, das camadas de leito de pavimento e do pavimento, incluindo as zonas de encaixe com o pavimento existente;
- execução dos elementos de drenagem longitudinal;
- execução dos trabalhos relativos aos equipamentos de sinalização e segurança.
Durante os trabalhos houve necessidade de ocupação da via adjacente ao muro, condicionando o trânsito, com a circulação a efetuar-se de forma alternada.
O projeto foi elaborado por meio internos da Infraestruturas de Portugal, tendo a empreitada sido adjudicada à empresa ENGESTRUTURAS – Engenharia Reparação de Estruturas, Lda., pelo valor de 149.995,92 € e com um prazo de execução de 120 dias.