Reforço da Ponte das 3 Entradas, em Oliveira do Hospital

Rodovia
Conservação e Manutenção
  • Reforço da Ponte das 3 Entradas, em Oliveira do Hospital
  • Reforço da Ponte das 3 Entradas, em Oliveira do Hospital

A 26 de junho foi consignada a empreitada “EN230, km 135,528, Ponte das 3 Entradas - Reforço", situada no concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra.

A Ponte das 3 Entradas, localizada na União das Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira e na União das Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, situa-se sobre os rios Alva e Alvoco e vai ser alvo de uma intervenção.

Esta intervenção tem como objetivo a reabilitação e o reforço da Ponte, garantido a durabilidade estrutural, prolongando a sua vida útil e reforçando a estabilidade através da reposição das normais condições de circulação e segurança da via. Atualmente, a Ponte está interdita à circulação a veículos com peso superior a 3,5 toneladas no Tramo 2.

A Ponte, com registo de construção de finais do século XVIII, tem uma conceção particular em consequência da implantação na confluência dos rios Alva e Alvoco, estabelecendo ligações entre Venda de Galizes (EN230), Vide (EN230) e Piódão (EM508). A arquitetura da ponte é de alvenaria em pedra de granito aparelhada.


Trabalhos de Beneficiação e Reforço


Os trabalhos de beneficiação e reforço integram:

- execução de um tabuleiro em betão armado, sobre a estrutura existente de alvenaria e dos aterros internos nos três tramos da Ponte;

- aplicação de camada de desgaste em betão betuminoso no tabuleiro, com 5 cm de espessura, e os atuais tubos de drenagem serão substituídos por sumidouros;

- trabalhos gerais de beneficiação: limpeza das cantarias, tratamento de juntas abertas, aplicação de drenos em muros avenida e encontros, substituição dos guarda-corpos metálicos, reaplicação de guarda-corpos de cantaria, beneficiação de taludes e acessos adjacentes, tratamento e reposição de apoios para serviços instalados e adaptações de órgãos de drenagem periféricos.


Condicionamentos


Durante a empreitada, será necessário proceder à interrupção de tráfego em cada um dos tramos a intervir (trabalhos realizados faseadamente), mantendo-se a circulação nos dois tramos remanescentes.

Para as três fases de desvios temporários de tráfego, serão utilizados percursos por vias nacionais (EN230, EN17 e EN342) e municipais dos concelhos de Oliveira do Hospital (EM506, EM508 e EM514) e de Arganil (EM 508 e EN344), encontrando-se assegurada a articulação com as autarquias. Será, ainda, mantida a circulação pedonal em todos os tramos durante a intervenção.