A Infraestruturas de Portugal inclui, no âmbito dos objetivos de sustentabilidade ambiental, a redução da mortalidade da fauna nas estradas.
A empresa inclui, no âmbito dos objetivos de sustentabilidade ambiental, a redução da mortalidade da fauna nas estradas. Para este efeito foi criado o Programa de Monitorização da Mortalidade de Fauna nas estradas da IP, distinguido em 2023 pela APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial, no âmbito do "Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade", no Eixo I – Responsabilidade Social, Categoria Ambiente: Redução de Impactes.
Este Programa está em curso desde 2010 e conta com o contributo indispensável dos Oficiais de Inspeção e Apoio que diariamente registam os animais detetados nas vias.
No ano em análise, registaram-se 1539 atropelamentos de animais, tendo sido identificados quatro pontos críticos, no âmbito dos indicadores estabelecidos. Foram também identificadas as vias com maior incidência de atropelamentos de espécies sensíveis, bem como as que apresentam maior incidência de acidentes com ungulados (cervídeos e javalis), devido aos riscos acrescidos que estas espécies representam em termos de segurança rodoviária. Com base na análise efetuada, foram determinados os troços com maior prioridade em termos de intervenção para minimização destes riscos.
Das espécies identificadas, os mamíferos constituem o grupo mais registado (70,6%), maioritariamente carnívoros, com predominância de raposas. Seguiram-se as aves (23,5%), em especial de garças-boieiras, passeriformes e aves de rapina noturnas. Os répteis, maioritariamente cobras, apresentaram valores menos expressivos (3,3%), enquanto os anfíbios, como habitualmente, apresentaram valores bastante reduzidos (2,4%) o que estará relacionado com a sua baixa detetabilidade e elevada taxa de degradação.
Entre estas medidas salientam-se a adaptação de Passagens Hidráulicas (PH) para uso pela fauna e a implementação de vedações mais eficientes, que apresentam uma rede complementar com malha mais apertada acoplada à vedação e instalada em "L" , com enterramento da base.
Pode consultar aqui o Relatório relativo aos resultados de 2023 e medidas de minimização aplicadas:
Relatório de Monitorização da Mortalidade de Fauna - 2023.pdf
Programa de Monitorização da Mortalidade de Fauna
A continuidade do Programa de Monitorização permite avaliar a eficácia das medidas implementadas, tendo já sido possível perceber uma redução da mortalidade das espécies-alvo na maioria dos troços intervencionados, demonstrando que os objetivos do Programa estão a ser cumpridos.
Com a informação resultante deste Programa, é possível aprofundar o diagnóstico da mortalidade da fauna, identificar zonas críticas, responder de forma expedita às solicitações internas e externas e implementar medidas de minimização (intervenções em zonas críticas ou a incluir nos projetos de beneficiações de estradas ou de PH, numa ótica de otimizar a relação custo/benefício das medidas).
Com o prosseguimento desta iniciativa, a IP não só promove melhores níveis de segurança rodoviária, como promove o cumprimento dos objetivos de conservação da biodiversidade a que se propôs, no âmbito da sua política de responsabilidade ambiental.