Esta intervenção teve como objetivo reforçar e renovar as barreiras existentes, de modo a garantir a sua eficácia na proteção à via contra eventuais quedas de blocos, minimizando os riscos.
Foi concluída a empreitada de reparação de barreiras de proteção à via-férrea, localizadas entre os km 121,500 e 121,800 da Linha do Douro, no Concelho de Sabrosa.
Esta intervenção teve como objetivo renovar e reforçar as barreiras existentes, construídas há mais de duas décadas, de modo a garantir a sua eficácia na proteção à via contra eventuais quedas de blocos, em zona geotécnica critica, de escarpa, minimizando os riscos.
Implementada num troço de linha que se desenvolve paralelamente à margem do rio Douro, a construção teve em conta as questões paisagísticas, procurando minimizar o seu impacto na envolvente.
Face à localização do talude e à inexistência de acessibilidade rodoviária, os trabalhos implicaram uma logística complexa, em que o transporte de trabalhadores foi assegurado por barco, tendo os demais meios operacionais e maquinaria sido transportados por via-férrea.
A empreitada, com um investimento associado de 250 mil de euros, foi desenvolvida pela empresa Ancorpor, tendo a fiscalização sido assegurada pela própria IP.
Atendendo aos riscos inerentes à existência de taludes – elemento geotécnico que acompanha largas extensões da via-férrea – e suportada num acompanhamento e monitorizações permanentes, a IP tem desenvolvido diversas intervenções de estabilização de taludes, com especial enfoque nas linhas onde este risco é mais acentuado, nomeadamente nas linhas do Douro, Beira Alta e Beira Baixa, procurando assim corrigir sinais de instabilidade e minorar os riscos naturais que lhes estão intrinsecamente associados, beneficiando as condições de segurança e consequentemente a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária.