Os trabalhos incidiram no tratamento da estrutura na zona do átrio da estação e substituição do revestimento. A obra contemplou ainda a renovação da iluminação e a pintura interior do vestíbulo no tom original.
Foi concluída a reparação do teto e cobertura do átrio principal da Estação de Porto São Bento, reconhecido pelos seus monumentais painéis azulejares.
Os trabalhos incidiram no tratamento da estrutura da cobertura e na substituição do revestimento, incluindo a renovação de todas as madeiras, estruturas metálicas e telhas, tendo sido criado um novo passadiço metálico circular para apoio a futuras inspeções e trabalhos. Este investimento da Infraestruturas de Portugal (IP) contemplou, igualmente, a modernização da iluminação, a colocação de um sistema anti pombos, o tratamento de gessos, molduras e lisos.
Durante a empreitada foi pintado o interior do vestíbulo, que recuperou a tonalidade original, determinada pelo resultado das sondagens realizadas, as quais evidenciaram a preexistência de duas tonalidades, um castanho e um amarelo. A escolha da cor final resultou também da sua conjugação com o friso de azulejos que faz o remate do teto com as paredes.
Tirando partido das estruturas montadas, foi levada a cabo uma ação de manutenção e conservação do relógio do átrio, um trabalho desenvolvido por recursos internos da IP.
A Estação de Porto São Bento, integrada na Linha do Minho, está inserida no centro histórico, destacando-se da envolvente pela sua arquitetura e monumentalidade, integrando os roteiros turísticos da cidade do Porto.
Com um investimento de 402 mil euros, os trabalhos foram executados pela empresa José Pereira Remelhe & Filhos, Lda, tendo sido acompanhados pela Direção Geral do Património Cultural – Direção Regional de Cultura do Norte, por se tratar de um imóvel classificado como de Interesse Público.