No dia 3 de dezembro, pelas 18h00, a Estação Ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa, acolhe um foto-concerto, com entrada livre.
A primeira semana de dezembro marca o regresso do Salão Piolho, uma iniciativa da Fundação Inatel que evoca os antigos cinemas que se improvisavam em Lisboa.
Recuperando o espírito itinerante desses espaços, a quinta edição do Salão Piolho apresenta-se, entre 2 e 5 de dezembro, em diversos locais diferentes, com filmes antigos musicados por artistas contemporâneos, tendo entrada livre, mas sujeita à lotação dos espaços.
A Estação ferroviária do Cais do Sodré faz parte do itinerário com a exibição, no dia 3 de dezembro, pelas 18h00, do foto-concerto “Raízes - A Fotografia de Artur Pastor” de Nuno Lopes, musicada por Charlie Mancini.
Sobre Artur Pastor
Artur Pastor (1922-1999) foi um dos grandes fotógrafos portugueses do século XX. Iniciou o seu percurso fotográfico nos anos 40 e produziu incessantemente, toda a sua vida. Manifestou particular interesse pela paisagem humana, pelas etnografias do trabalho e do mundo rural. Percorreu o país inteiro criando um acervo fotográfico único que testemunha um Portugal desaparecido.
Sobre Charlie Mancini
Neste foto-concerto Charlie Mancini leva o público numa viagem sensorial pelas raízes culturais de Portugal através da obra e olhar de Artur Pastor, com imagens únicas do meio rural e urbano de outros tempos. Este evento aproxima o público português e dá a conhecer a vida e obra deste grande fotógrafo, ainda desconhecido por muitos.