Testes de drones na inspeção das infraestruturas de via e catenária

Ferrovia
Inovação
  • Reconstrução gráfica com base em orto fotos e posterior processamento em nuvem de pontos
  • Imagem de alta resolução e imagem correspondente com câmara térmica
  • Imagem de alta resolução e imagem correspondente com câmara térmica

Primeiros voos teste decorrentes do Acordo de Colaboração estabelecido entre a IP, a Universidade de Coimbra e a AEROPROTECHNIK.

No âmbito do Acordo de Colaboração estabelecido em novembro de 2022, entre a IP, a Universidade de Coimbra e a AEROPROTECHNIK, foram realizados, nos dias 12 e 13 de janeiro, na Estação da Pampilhosa os primeiros voos de drones respeitantes aos trabalhos decorrentes do mesmo.

O Acordo tem como objetivo a realização de um projeto de investigação e desenvolvimento (I&D), relacionado com a inspeção às infraestruturas de via e catenária com recurso a VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado).

O projeto visa detetar defeitos e gerar alertas sobre o estado da infraestrutura ferroviária (via e catenária), com base em imagens recolhidas por VANT e processadas por uma ferramenta de IA (Inteligência Artificial), recorrendo a técnicas de deteção remota e redes neuronais, o que permitirá a posterior programação das intervenções da IP.

Foram já realizadas reuniões preparatórias entre os parceiros, para identificar os requisitos e as capacidades tecnológicas já existentes e alinhar as áreas em que se poderá obter os melhores resultados.

Foi, ainda, efetuada a primeira fase de recolha de dados com os VANT, tendo sido escolhidas duas tecnologias de recolha de informação: 

  • Câmaras de alta resolução, para aferição de anomalias no canal ferroviário;
  • Câmaras térmicas, para deteção de pontos de alta impedância na catenária.

Na próxima recolha de dados será utilizada uma câmara LIDAR (Light Detection And Ranging) que servirá, por exemplo, para a medição dos parâmetros geométricos da via e de catenária.

Foram realizados voos com diversas tipologias de captura de imagem:

  • oblíqua (laterais – esquerda/direita);
  • nadir (perpendicular na vertical).

Os dados recolhidos serão alvo de análises semi-manuais, com vista a aferir a viabilidade de desenvolvimento dos vários casos de estudo. Irão ser comparados os parâmetros geométricos recolhidos pelos VANT com as tolerâncias admissíveis inscritas nas instruções técnicas da IP.