Todos a Bordo na Viagem que Liga a Europa

Corporativo
Ferrovia
Internacional
Investimentos
  • Todos a Bordo na Viagem que Liga a Europa
  • Todos a Bordo na Viagem que Liga a Europa
  • Todos a Bordo na Viagem que Liga a Europa
  • Todos a Bordo na Viagem que Liga a Europa

Com partida da Gare do Oriente, em Lisboa, pelas 15H51, o Connecting Europe Express percorrerá mais de 20.000 quilómetros da rede ferroviária europeia, parando em mais de 100 cidades de 26 países, estando prevista a chegada a Paris no dia 7 de outubro.

Eram 15h51 quando o apito do comboio ecoou na Estação do Oriente. Todos a bordo do Connecting Europe Express que de Lisboa partiu rumo a Paris, onde chegará no dia 7 de outubro, após viajar por mais de 100 cidades de 26 países. Sobre o carril leva a "expectativa de milhões de pessoas" quanto ao futuro da ferrovia, como foi referido pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, na conferência de imprensa realizada minutos antes.

Uma viagem promovida pela União Europeia (UE), no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, à qual a Infraestruturas de Portugal (IP) se associou, com o propósito de dar a conhecer os benefícios do transporte ferroviário para os passageiros, mercadorias e os ganhos para o ambiente. E nas cinco carruagens que compõem o Connecting Europe Express, os participantes desta viagem sentiram, logo à partida, que aquele era um momento especial: falou-se de projetos, de investimentos, sobre ferrovia, mas sobretudo falou-se de pessoas, de como o transporte ferroviário pode e deve ligar países, unir povos, ser um facilitador de mobilidade.
 
Primeira paragem: Entroncamento. A plataforma da Estação recebeu dezenas de pessoas que quiseram saudar a passagem do comboio. Fotografias, aplausos, sorrisos. Ali, as pessoas, as que têm expetativas relativamente ao futuro da ferrovia, mostraram que aquele era um momento especial. Nova partida, agora com o Rio Tejo sempre por perto, com o saudar de outros comboios, com os jornalistas e as perguntas, as respostas a serem dadas, com as fotografias à passagem das Portas de Ródão, com o abrandar ligeiramente na Ponte da Praia, devido aos trabalhos de beneficiação que a IP está a realizar.

A Covilhã era o destino final do primeiro dia, mas ainda houve tempo para mais uma paragem, talvez simbólica, em Vale dos Prazeres. Com o sol a desaparecer no horizonte, eram 19h43 quando o apito do comboio deu o dia como terminado na cidade serrana. Jovens esperavam na plataforma e ofereceram flores a quem chegou. Quem chegou sentiu que sendo este comboio especial, são as pessoas que o tornam assim.
 
Hoje, bem cedo, Vilar Formoso foi o destino, destino esse onde, pelas 9h40, aconteceu o momento de "passar o testemunho" aos nossos vizinhos espanhóis, trocar bandeiras e dizer “até sempre” ao Connecting Europe Express. Foi especial.


CONNECTING EUROPE EXPRESS - LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS DE ALTA VELOCIDADE E DE CIDADE A CIDADE


A conferência deu início ao lançamento do Connecting Europe Express. Presentes no evento estiveram, entre outros, a Comissária Europeia dos Transportes, Adina Valean, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, e o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes.

Na sua intervenção, o responsável da IP, começou por salientar a “importância da iniciativa do Connecting Europe Express”, explicando que com a concretização do plano de investimentos em curso no âmbito do Ferrovia 2020, previsto para 2023, “Portugal irá mais do que duplicar a sua atual capacidade ferroviária e reduzir o custo do transporte ferroviário de mercadorias nas ligações com Espanha entre 30% e 50%”.

Carlos Fernandes realça ainda que se “prevê a expansão da malha ferroviária eletrificada dos atuais 65% para 85%, e a instalação de sinalização eletrônica compatível com ERTM em 30% dessa malha”. Em 2024, também devido a este investimento, os principais corredores ferroviários portugueses "vão poder acolher comboios de mercadorias até 750m de comprimento", disse. 

O vice-presidente da IP destacou ainda a nova linha de alta velocidade entre Lisboa-Porto, um investimento que estará concluído previsivelmente em 2030, e que “será para passageiros, com o objetivo de ligar Lisboa ao Porto em 1 hora e 15 minutos, servindo as principais cidades do corredor nas suas atuais estações centrais: Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa”, melhorando significativamente o tempo de viagem.


CONNECTING EUROPE EXPRESS – A CERIMÓNIA


A cerimónia prévia à partida do Connecting Europe Express realizou-se na Gare do Oriente com a presença, entre outros, da Comissária Europeia dos Transportes, Adina Valean, do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do presidente da IP, António Laranjo, de representantes da Comissão Europeia e de outras entidades estrangeiras ligadas aos Caminhos de Ferro, com destaque para a Community of European Railway (CER), representada pelo seu Presidente Andreus Mattha, do vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar e dos presidentes dos operadores ferroviários nacionais. 

Nas intervenções, foi destacada a importância desta viagem, do seu simbolismo e objetivo, reforçando a necessidade de investimento neste sector, sublinhando que se trata de um meio de transporte capaz de promover a mobilidade entre pessoas de diversos países, de forma segura e promotora de ganhos ambientais.