Por forma a garantir a segurança dos trabalhadores e utilizadores da via, será necessário implementar um corte total da circulação, tanto rodoviária como pedonal, entre o Túnel da Figueirinha e a Praia de Galapos, a partir de dia 6 de outubro.
Vão ser realizados, a partir de dia 6 de outubro e até ao final do ano, trabalhos de reabilitação dos Sistemas de Contenção e Proteção das Arribas da ex-EN379-1, atualmente denominada Rua Cirio da Arrábida, no concelho de Setúbal.
Para segurança dos trabalhadores e utilizadores da via, devido à natureza dos trabalhos, será necessário implementar um corte total da circulação, tanto rodoviária como pedonal, do quilómetro 22,250 ao 23,770, entre Praia da Figueirinha - a partir do Túnel da Figueirinha - e a Praia de Galapos - entrada das escadas de acesso -, implicando restrições de acesso às praias de Galapos, Galapinhos e Creiro/Portinho da Arrábida, a todos os utentes e condutores que venham do lado nascente da cidade de Setúbal.
O acesso às praias e ao Portinho da Arrábida, a partir de Setúbal, efetuar-se-á pelos circuitos alternativos, EN 10-4, EN379-1 (parte de cima da serra), até Praia de Galapos, e Rua Orlando Curto, Rua Cirio da Arrábida ex-EN379-1, até a Praia da Figueirinha (parte de baixo da serra).
A empreitada de reparação e conservação dos Sistemas de Contenção e Proteção das Arribas é executada pela Infraestruturas de Portugal (IP), ao abrigo do Acordo de Mutação Dominial estabelecido entre IP e a autarquia de Setúbal. O referido acordo definiu os termos de transferência do troço da EN379-1 para gestão da CM de Setúbal, ficando a IP de efetuar a manutenção dos sistemas de contenção/proteção instalados nas encostas adjacentes à estrada.
Agradecemos a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação provoca, na certeza de estarmos a contribuir para a melhoria das condições de segurança dos utilizadores da infraestrutura.