Maior conforto e segurança na Rede Ferroviária Nacional.
A Infraestruturas de Portugal (IP) deu início a uma nova campanha de tratamento da superfície do carril na Rede Ferroviária Nacional (RFN).
As intervenções serão desenvolvidas em vários pontos da RFN no âmbito de um contrato que vigorará por um período de quatro anos e envolve um investimento de 2,9 milhões de euros.
No decorrer de 2025 os trabalhos vão ser realizados em troços das Linhas da Beira Baixa e do Norte.
O tratamento da superfície do carril é realizado recorrendo à técnica de esmerilagem corretiva, utilizada na RFN nos últimos anos, e que consiste na remoção de uma reduzida quantidade de material da superfície do carril, por fricção de sucessivas pedras de esmeril.
A técnica é realizada com maquinaria ferroviária pesada específica e permite prolongar a vida útil do carril na medida em que possibilita a eliminação de defeitos gerados na sua superfície, em consequência do esforço de interação com o material circulante, potenciando em simultâneo o reperfilamento do carril.
O tratamento de carril tem efeitos positivos ao nível do conforto e do ruído, atenuando o ruído produzido pelas circulações, aspeto particularmente importante em zonas habitacionais confinantes com o caminho-de-ferro.
Estes trabalhos são promovidos no âmbito da estratégia da IP de investimento na melhoria contínua dos níveis de qualidade, disponibilidade e segurança da Rede Ferroviária Nacional, ao serviço do transporte ferroviário de mercadorias e passageiros.
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