Viu um caracol gigante na sua estação? Faz parte da exposição REGENER’ART

Estações
Eventos
Ferrovia
  • Exposição REGENER’ART chega a Portugal
  • Exposição REGENER’ART chega a Portugal
  • Exposição REGENER’ART chega a Portugal
  • Exposição REGENER’ART chega a Portugal
  • Exposição REGENER’ART chega a Portugal
  • Exposição REGENER’ART chega a Portugal

A partir de hoje já pode ver duas esculturas gigantes da exposição ‘REGENER’ART’ nas Estações Ferroviárias do Rossio e de Roma-Areeiro no âmbito da mais recente edição de A ARTE CHEGOU AO COLOMBO, que conta com o apoio da Infraestruturas de Portugal.

Chegou a Portugal uma exposição inédita intitulada ‘REGENER’ART’ do coletivo artístico Cracking Art. A partir de hoje, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, vai poder encontrar 126 caracóis de variados tamanhos em vários espaços de capital portuguesa.

Esta exposição, organizada pelo Centro Colombo em parceria com a Infraestruturas de Portugal, tem como tema a sustentabilidade e pretende estimular o debate sobre a importância e o impacte ambiental da regeneração do plástico. O caracol surge como símbolo do renascimento, da regeneração e da melhoria da vida, sendo um dos animais mais significativos para o ‘Cracking Art’, numa analogia direta com o tema da exposição.

O maior conjunto de peças vai estar na Praça Central do Centro Comercial Colombo. Numa extensão da exposição, e para cativar a atenção dos lisboetas, são também apresentadas duas esculturas de grande dimensão nas entradas das estações ferroviárias emblemáticas do Rossio e de Roma-Areeiro, dois caracóis coloridos, um em cada uma das estações ferroviárias.

 

Feitas a partir de plástico regenerado e regenerável, as obras de arte do coletivo italiano pretendem estimular o debate sobre a importância e o impacto ambiental da regeneração do plástico. 

A IP partilha esta preocupação, sendo a sustentabilidade um valor basilar da nossa organização. Assumimos uma atuação orientada para a sustentabilidade económica, social e ambiental em todos os âmbitos da empresa. É por essa razão que desenvolvemos inúmeros projetos de economia circular com o foco na utilização de resíduos e da reutilização de materiais. Como caso de sucesso, e a título exemplificativo, indicamos o Projeto Eco Sustainable Rail que, ao procurar uma alternativa à travessa de madeira, permitiu desenvolver uma travessa mais ecológica feita a partir de resíduos plásticos que cumpre as exigências técnicas especificas do caminho de ferro.

Para a mostra são usados 80 caracóis pequenos (240 quilos), 40 médios (400 quilos) e 6 grandes (680 quilos), criados através de rotomoldagem, o sistema de produção onde o pó plástico adere às paredes do molde por rotação. Este sistema permite criar obras em grande escala com uma menor quantidade de material com um menor consumo de energia e um desperdício mínimo no processamento que pode ser reutilizado. Neste caso, os 126 caracóis da exposição, que conta com a curadoria e produção executiva da State of the Art (SOTA), representam um total de 1300 quilos, dos quais até 520 são de plástico recuperado.

A exposição está disponível até 3 de setembro e é de entrada gratuita, assinalando a 13.ª edição do projeto A Arte Chegou ao Colombo que contribui para a democratização da cultura.

Ver cartaz da exposição


Sobre a exposição ‘REGENER’ART’ e o grupo ‘Cracking Art’


A ‘REGENER.ART’ é uma exposição do coletivo artístico italiano ‘Cracking Art’, conhecido mundialmente por instalações de arte urbanas, caraterizadas pela presença de esculturas coloridas em forma de animais feitas a partir de plástico regenerado e regenerável.

Mundialmente conhecido, o coletivo artístico Cracking Art, que celebra este ano o seu 30.º aniversário, já realizou mais de 500 instalações de arte um pouco por todo o mundo, como a Bienal de Arte de Veneza, os Museus Reais de Turim, o Duomo de Milão e o Palácio Reggia di Caserta, na Itália, o HangangArtPark, na Coreia de Sul, ou o Festival Hecho en Casa, em Santiago de Chile, entre outros. Além disso, as suas obras estão representadas em alguns dos museus e coleções de arte mais reconhecidos a nível internacional, como o Museu Kampa (em Praga), o Heydar Aliyev Center projetado por Zaha Hadid em Baku (Azerbaijão) ou o Indianapolis Museum of Modern Art (Estados Unidos da América).

Créditos fotográficos: As fotografias foram gentilmente cedidas pelo Colombo, pelo State of the Art e pelo Coletivo de Arte ‘Cracking Art’.