Iniciada a Eletrificação do troço Faro/Vila Real de Santo António

Ferrovia
Geral
Investimentos
  • Vila Real de Santo António - estação
  • Assinatura António Laranjo
  • Vice-presidente da IP - Carlos Fernandes
  • Ministro Pedro Nuno Santos

O investimento na Linha do Algarve, num total de 140 km, permitirá a utilização de composições mais modernas, confortáveis e rápidas, reduzindo em 25 minutos o tempo de percurso entre Lagos e Vila Real de Sto. António.

Iniciou-se hoje a empreitada de Eletrificação do troço da Linha do Algarve, entre Faro e Vila Real de Santo António.

Numa cerimónia realizada esta manhã na Estação de Vila Real de Santo António, com a presença do Ministro das Infraestrutura e da Habitação, Pedro Nuno Santos, do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, do presidente do conselho de administração da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, e do vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, foi assinado o auto de consignação com o consórcio SACYR NEOPUL / SACYR SOMAGUE, representado pelo administrador Marcos Rubio Blanco, num investimento de 20.452.244,08 euros.

A eletrificação da Linha do Algarve, num total de 140 km, assegurará importantes benefícios ao nível da segurança, eficiência, qualidade de serviço e sustentabilidade ambiental. A operação, integralmente com recurso a material circulante elétrico, permitirá a utilização de composições mais modernas, confortáveis e rápidas, reduzindo em 25 minutos o tempo de percurso entre Lagos e Vila Real de Sto. António. 

Além das vantagens em termos de rapidez e segurança, o reforço da capacidade de operação possibilitará o reforço do número de circulações ao dispor dos utilizadores, beneficiando fortemente a mobilidade no arco metropolitano do Algarve.

A empreitada hoje iniciada vai eletrificar integralmente um troço com 56 quilómetros, entre as cidades de Faro e de V.R. S.to António. Serão também desenvolvidos trabalhos de beneficiação nos edifícios das Estações e Apeadeiros, com instalação de sistemas de áudio-informação e substituição das colunas de iluminação das plataformas de passageiros. A infraestrutura será dotada de novos sistemas de Sinalização e Telecomunicações, melhorando as condições de operação e segurança da circulação ferroviária. 

Todos estes investimentos garantirão um reforço importante na melhoria da qualidade do serviço ferroviário, passando os passageiros a dispor de maior segurança, comodidade e rapidez nas suas viagens, ao optarem por um meio de transporte publico mais eficiente e ambientalmente sustentável.

Este investimento é desenvolvido no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, e integra o projeto de eletrificação da Linha do Algarve em toda a sua extensão, que será executado através duas empreitadas. A primeira, agora iniciada, corresponde à eletrificação do troço entre Faro e Vila Real de Santo António, e a segunda de eletrificação do troço entre Tunes e Lagos, a realizar futuramente. Recorde-se que o troço entre Tunes e Faro já se encontra equipado com sistema de tração elétrica.


Eletrificação da Linha do Algarve



A eletrificação da Linha do Algarve compreende um investimento global de 80 milhões de euros, comparticipado pela União Europeia através do Compete2020, e engloba:

•    Desenvolvimento de Estudos e Projetos;
•    Execução de duas empreitadas de eletrificação, (nos troços Tunes – Lagos e Faro – Vila Real de Santo António);
•    Construção de uma subestação de tração elétrica em Olhão; 
•    Ampliação da subestação de tração elétrica de Tunes; 
•    Execução de duas empreitadas de “Conceção/Execução para remodelação do sistema de energia das salas técnicas e reformulação de passagens de nível”, (uma no Troço Faro / Vila Real de Santo António e outra no Troço Tunes / Lagos);  
•    Execução de uma empreitada de trabalhos associados aos sistemas de telecomunicações ferroviárias.