Investimento PRR na melhoria da mobilidade e reforço da coesão territorial.
O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pela Ministra da Presidência de Portugal, Mariana Vieira da Silva, pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes e pelo Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Alves Custódio, o Presidente da Assembleia Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Brito e o Presidente da IP, Miguel Cruz, realizaram hoje uma visita panorâmica à obra de requalificação da EN344 em Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.
Esta empreitada, desenvolvida entre os km 67,800 e 75,520 da EN344 no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pela União Europeia, está em curso desde julho de 2023, envolvendo um investimento de 11,9 milhões de euros.
O troço em requalificação, desenvolve-se entre a Pampilhosa da Serra e o entroncamento com a EN351 e caracteriza-se pelo seu traçado sinuoso e com fortes inclinações longitudinais.
A intervenção prevê uma alteração significativa das características geométricas da estrada existente, bem como o alargamento da plataforma rodoviária nos vários entroncamentos que cruzam a EN344, permitindo uma melhoria das condições de circulação com impacto nos índices de segurança rodoviária.
Serão ainda realizados trabalhos de terraplenagem, reforço e melhoria do sistema de drenagem, reabilitação funcional do pavimento e substituição/adaptação dos equipamentos de sinalização e segurança.
O aumento da competitividade do tecido produtivo, bem como o reforço da coesão económica e social no território nacional, são mais dois dos benefícios que esta obra incorpora, para além da melhoria das condições de segurança rodoviária.
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como principais objetivos reforçar a robustez social, económica e territorial e acelerar a dupla transição digital e climática.
A Infraestruturas de Portugal está a concretizar os investimentos definidos na Componente Infraestruturas para assegurar um território mais competitivo e mais coeso, e que integra três vertentes:
- Construção das ligações rodoviárias em falta (“Missing links e aumento de capacidade da rede”);
- Reforço das ligações rodoviárias transfronteiriças;
- Melhoria das acessibilidades rodoviárias às Áreas de Acolhimento Empresarial.
A IP está a executar de forma empenhada os projetos no âmbito do PRR cuja responsabilidade lhe está confiada.
Atualmente registam-se já 20 obras lançadas no âmbito do PRR, das quais 10 estão em fase de contratação, uma está concluída - a empreitada de construção da Ligação Rodoviária à Área Industrial de Fontiscos e de Reformulação do Nó de Ermida (Santo Tirso), e nove encontram-se em execução no terreno, a saber:
- Variante à EN210 – Via do Tâmega;
- EN14. Maia (Via Diagonal) / Interface Rodoferroviário da Trofa;
- IC35. Penafiel (EN15) / Rans;
- EN344.Pampilhosa da Serra entre os quilómetros 67,800 e 75,520;
- Ligação ao Parque Industrial do Mundão - Eliminação de constrangimentos na EN229 Viseu/ Sátão;
- Acessibilidades à Zona Industrial de Riachos;
- Variante à EN248 (Arruda dos Vinhos);
- Melhoria das acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior;
- Ligação da Zona Industrial de Cabeça de Porca (Felgueiras) à A11.
A IP continuará a materializar o planeamento definido para o PRR, dando inicio a mais duas empreitadas no início de 2024.
Recentemente foi estabelecido com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal um novo contrato de financiamento tendo como objetivo a realização de um investimento designado “Digitalização do Transporte Ferroviário”. A assinatura de um novo contrato de financiamento, visando agora o investimento na área ferroviária, é demonstrativo da confiança da Estrutura de Missão na capacidade da IP na execução dos projetos PRR.