2as Jornadas Técnicas de Inovação em Pavimentação – Misturas Betuminosas com Borracha Reagida e Ativada (RAR)

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  • IP organiza 2as Jornadas Técnicas de Inovação em Pavimentação – Misturas Betuminosas com Borracha Reagida e Ativada (RAR).
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As 2as Jornadas Técnicas de Inovação em Pavimentação – Misturas Betuminosas com Borracha Reagida e Ativada, tiveram lugar no dia 18 de abril, no LNEC.
 

Os anfitriões das 2as Jornadas Técnicas foram Carlos Santinho Horta e José Faísca, Diretores da Rede Rodoviária e de Engenharia e Ambiente da IP, e contaram com a exposição detalhada das principais intervenções da empresa em projetos de Inovação e Desenvolvimento, tanto na rodovia como na ferrovia.

A apresentação de Sofia Santos e Miriam Machado, da Direção de Engenharia e Ambiente da IP, denominou-se:

Transição para uma Economia Circular – Um Futuro Sustentável

Em seguida, a exposição de Anabela Martins e Margarida Gonçalves, da Direção de Engenharia e Ambiente da IP, sobre:

Misturas Betuminosas com Borracha - Histórico e Desafios

Luís Quaresma, da Universidade Lusófona, especificou:

Cláusulas Técnicas Especiais Tipo para misturas com Borracha Reagida e Ativada (RAR)

Helder Lourenço, Carlos Sousa e Paulo Valentim, da Direção da Rede Rodoviária da IP, apresentaram:

Estudo de Caso: EN10, km 48,000 e km 52,700. Beneficiação. IPV 2021. Formulação e controlo de qualidade da mistura com RAR

João Maçãs, da Construções JJR & Filhos, detalhou as especificidades da produção da mistura:

Especificidades na Produção e Aplicação da mistura com RAR

Anabela Martins, da Direção de Engenharia e Ambiente e Hélder Lourenço, da Direção da Rede Rodoviária da IP, partilharam:

Pavimentos Sustentáveis – Desafios atuais e futuros e avaliação do impacto na Exploração da Rede

O encerramento da sessão esteve a cargo de Miguel Cruz, Presidente do Conselho de Administração da IP.

Nestas 2as Jornadas Técnicas transmitiu-se a cultura de inovação da IP, que pretende contribuir de forma ativa e sustentável para a descarbonização das infraestruturas de transportes e para a promoção dos princípios de sustentabilidade na gestão das infraestruturas rodo e ferroviárias. 

Através da formalização de protocolos com Universidades e Centros de Investigação e participando em Grupos de Trabalho e Comissões Técnicas Nacionais e Internacionais com vista a manter o seu know-how atualizado, a IP opta pela aplicação de materiais e tecnologias que conduzem a um melhor desempenho, durabilidade e sustentabilidade da rede sob sua gestão, contribuindo para a implementação das técnicas de engenharia mais adequadas ao serviço da economia verde e circular.

Para alcançar todas esta valias, contamos com o interesse e envolvimento dos diversos stakeholders para obter resultados consistentes, que contribuam ativamente para a Sustentabilidade Ambiental na Engenharia Rodoviária e Ferroviária em Portugal.